O Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomendou que seja adotado um aumento da restrição de circulação de pessoas, um bloqueio total (lockdown) das atividades na Região Metropolitana de João Pessoa e em Campina Grande. A nota técnica foi divulgada na quinta-feira (21).
De acordo com a nota, “o Comitê julga que as condições para o lockdown, já utilizado em diferentes formatos em São Luiz, Fortaleza e Região Metropolitana do Recife, também já se fazem presentes na áreas metropolitana de João Pessoa (83-88% de ocupação de leitos nas últimas 48h) e em Campina Grande (83% de ocupação de leitos), no estado da Paraíba”.
“Esta é uma recomendação científica para os governadores e prefeitos dos estados e cidades supracitados, cabendo a esses gestores decidir pela sua implementação ou não”, informa o boletim do comitê coordenado pelos cientistas Miguel Nicolelis e Sergio Rezende.
Ainda de acordo com o Comitê Científico do Consórcio Nordeste, o entendimento dos cientistas é de continuar apoiando, de forma unânime, a manutenção e ampliação das medidas de isolamento social como única forma eficiente de reduzir o número de contágios e evitar a sobrecarga e o colapso dos sistemas de saúde.