Há cerca de um mês, as cidades de Marcação e Baía da Traição iniciaram a vacinação contra a Covid-19 para pessoas maiores de 18 anos sem comorbidades. Agora, os dois municípios, com 7 mil e 9 mil habitantes, respectivamente, colhem os frutos da ação de imunização de toda a população. O resultado mais visível é a queda no número de casos da doença.
Na Baía da Traição não há nenhum caso de hospitalização por conta do novo coronavírus na data de hoje e há apenas cinco casos ativos em monitoramento pela Prefeitura Municipal. Segundo a Coordenadoria da Atenção Básica, a cidade chegou a ter oito internações e, a partir dos mutirões que foram realizados, está sendo realizada apenas aplicação de vacinas para alguns faltosos.
De acordo com o órgão, são um pouco menos de 150 pessoas que estão sendo vacinadas nesta segunda-feira (5). O avanço da cobertura vacinal ocorre por conta da vacinação no povo indígena, pois a gestão recebeu 5.000 doses para vacinar os indígenas cadastrados.
A situação no quadro de imunização é muito similar a encontrada na cidade vizinha, Marcação. A Coordenadoria da Atenção Básica informou ao Portal MaisPB que foi percebida uma “diminuição significativa”, porém ainda não foi realizado um estudo quantitativo para determinar o percentual de redução.
A percepção ocorre pelas quedas no número de atendimentos, na procura de testes e no número positivos de casos. O último boletim divulgado pela Prefeitura Municipal, neste domingo (4), mostra que não há novos registros confirmados de Covid-19 no município. Há também apenas duas pessoas em tratamento.
A cidade de Marcação também já completou a vacinação, restando apenas a aplicação de doses para pessoas que faltaram à imunização. De acordo com a gestão municipal, essas doses seguem disponíveis para o público alvo.