A Secretaria Estadual de Saúde se reuniu com secretários municipais de Saúde para discutir ações conjuntas de combate a sub-variante Ômicron BQ.1 da Covid-19. De acordo com o secretário executivo da Saúde Estadual, Johny Bezerra, a reunião contou com a presença dos gestores da Saúde de João Pessoa e Campina Grande e de outros municípios, e serviu no sentido de ser feito um chamamento de uma campanha de Dia D de multivacinação e também da necessidade de testar os pacientes para evitar a propagação da nova cepa que ainda não foi identificada em solo paraibano.
“O LACEN ainda não identificou ainda essa sub-variante nas amostras coletadas em pacientes, mas provavelmente ela já esteja circulando e será identificada nas próximas semanas. O cenário e de cautela’, disse Jonhy Bezerra em entrevista ao programa Horas H, apresentado pelo jornalista Wallison Bezerra, na Rede Mais Rádio.
Segundo Jonhy Bezerra, houve aumento na taxa de regulações pacientes com Covid-19 no Estado, o que preocupa mais a Saúde já que cerca de dois milhões de paraibanos estão com as doses de reforço da vacina da Covid-19 desatualizadas podendo resultar no aumento do contágio.
“O cenário é de cautela. Houve um aumento da taxa de regulações com 38 só no mês de novembro, quando antes tínhamos duas por mês. Então, houve um aumento expressivo e, só ontem, foram 18 pacientes que precisaram se internar. Lembrando que desses 18, apenas oito estavam vacinados com as quatro doses”, enfatizou.
Mesmo na eminência de maior risco de contagio, Johny Bezerra garante que não há cenário para medidas restritivas ou a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras. O uso equipamento de proteção individual ficará a critérios das pessoas mas é recomendado a pessoas do grupo de risco.