A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), por meio da Comissão de Direito Ambiental, Núcleo de Justiça Animal (NEJA/UFPB), Instituto SOS Animais e Plantas João Pessoa PB e Zoopolis realizarão segunda-feira (11), de setembro das 8 às 17h30, no auditório da UFPB – Jardim Cidade Universitária, S/N, João Pessoa-PB, o VI Seminário Paraibano de Direito Animal. Solicita-se dos participantes 1kg de ração para os animais.
*PROGRAMAÇÃO*
8H às 8h30 – Credenciamento. 8h30 às 9h – Abertura do evento
9h às 9h30 – Conferência: “Os quatro momentos históricos do Direito Animal no Brasil”, com o professor doutor, Vicente Ataíde Júnior. 9h35 às 10h25 - Mesa 1 – Ministério Público da Paraíba e o Direito Animal – “ A oferta de acordo de não persecução penal em crimes de maus-tratos contra cães e gatos: tutela efetiva do Direito Animal ou proteção insuficiente?”, com a promotora Dra. Rebecca Braz Vieira de Melo. “A atuação do Ministério Público na defesa do Direito Animal”, pela promotora Dra. Danielle Lucena da Costa Rocha.
10h30 às 11h50 – Mesa 2 - Advocacia Animalista
“Advocacia e o Direito à Saúde Animal”, Dr. Anderson Correia. – “Advocacia Animalista no Judiciário”, com a Dra. Thaísa Lima – “Advocacia Animalista no Executivo e no Legislativo”, com o Professor Doutor, Francisco José Garcia Figueiredo. – “Advocacia Animalista Crítica”, com a Dra. Anne Formiga.
13h30 às 14h50 - Mesa 3 - Conexões animalistas
“Sofrimento Animal como espetáculo”, com o Presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-PB, Dr. Talden Farias. – “O animal além de si mesmo: territorialidade, movimentos sociais e relações multiespeciais”, com o Dr. Jailson Rocha.
“Os impactos das energias renováveis sobre a fauna silvestre da Caatinga”, tendo palestrante a Doutora em Direito Ambiental pela Universidade de Salamanca – Espanha (2011), advogada e Secretária-Geral da Comissão de Direito Ambiental da OAB-PB, Dra. Vescijudith Fernandes Moreira. “Vaganismo e a dignidade seletiva”, com a Dra. Beatriz Grau.
15h às 15h30 - Conferência 2 - “O Direito dos Animais sob uma perspectiva valorativa: os pilares da interpretação dos casos concretos e os exemplos da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 640), onde o Supremo Tribunal Federal decidiu proibir o abate de animais silvestres ou domésticos apreendidos em situação de maus-tratos e do Caso Rambo ,“ com o Dr. Werner Grau.
15h40 às 17h10 – Recital - Maria Géssica Xavier da Silva “Os Animais têm razão” ( Poeta cordelista, xilógrafo e compositor potiguar, Antônio Francisco). 1720 ás 1730 encerramento.
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." (Mahatma Gandhi).
*Abdias Duque de Abrantes*
Jornalista MTB-PB Nº 604