Hospital Regional de Sousa, unidade da rede estadual de saúde, é pioneiro no Sertão da Paraíba e o segundo hospital do estado a ser habilitado no Sistema de Apuração e Gestão de Custos do SUS (ApuraSUS). O sistema permite que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), bem como o Ministério da Saúde, tenha uma visão completa dos custos da unidade, possibilitando uma tomada de decisão sobre os gastos do Complexo Hospitalar. As próximas unidades a serem habilitadas serão o Hospital de Trauma de Campina Grande, o Hospital de Mamanguape, o Hospital de Itapororoca, além do Hospital e da UPA de Cajazeiras.
A SES tem dado o apoio necessário à toda rede de saúde pública hospitalar para que ela alcance o reconhecimento do Ministério da Saúde, tornando-se habilitada no sistema do ApuraSUS. Dessa forma, determinou aos diretores dos hospitais que, dentro de suas tarefas, acompanhem e fomentem o trabalho dos Núcleos de Economia da Saúde (NES) dentro dos hospitais e que são os responsáveis pela implantação do processo de habilitação, que conta com diversas etapas que precisam ser concluídas para estarem aptos ao credenciamento. Todos os 34 hospitais e quatro UPAs que compõem a rede estadual vão passar pelo processo de credenciamento para utilizar o sistema.
O gerente de Economia da Saúde da SES, Guilherme Barbosa, informou que o sistema foi desenvolvido para apoiar os gestores na aplicação dos recursos, identificando os pontos críticos. “Os gestores com esses dados podem fazer um melhor planejamento financeiro e direcionar os recursos para onde é mais necessário. O Hospital Regional de Sousa dedicou seus esforços para essa importante habilitação, através do apoio da sua diretoria-geral, bem como do seu NES, vencendo diversas etapas para se tornar o primeiro hospital do Alto Sertão habilitado no ApuraSUS. Logo, a população vai perceber os efeitos de uma aplicação ainda mais eficiente dos recursos na saúde”, explicou.
A conquista dessas habilitações demonstra o compromisso do Governo do Estado com a melhor gestão dos recursos da saúde, resultando na capacidade de planejamento financeiro mais adequado para atender à necessidade da população, evitando desperdícios e gastos excessivos em determinadas áreas, pois os recursos são investidos nas áreas mais solicitadas pela população. Desse modo, o ApuraSUS possibilita aos gestores uma melhor tomada de decisão para o uso eficiente e eficaz dos recursos.
De acordo com a diretora-geral do Hospital Regional de Sousa, Palomma Abrantes, a certificação contribui tanto para uma melhor gestão dos serviços de saúde, quanto para uma boa condução dos recursos públicos. “Somos o primeiro hospital do Sertão e o segundo da Rede Estadual habilitado no Sistema ApuraSUS. Ressalto o comprometimento do Núcleo de Economia da Saúde da unidade hospitalar e a importância do Sistema como ferramenta para assegurarmos uma boa gestão dos recursos públicos, com ainda mais eficiência e garantia de que estão sendo investidos naquilo que realmente importa para oferecer um serviço de saúde cada vez melhor”, ressaltou.
O Sistema de Apuração e Gestão de Custos do Sistema Único de Saúde (ApuraSUS) é um sistema de informação desenvolvido pelo Ministério da Saúde para auxiliar no processo de apuração e gestão de custos em distintas unidades de saúde do SUS, de forma padronizada e estruturada. Trata-se de um sistema web, de livre acesso, tendo como grande diferencial a capacidade de permitir a sua personalização, de forma a se adaptar às características das unidades de saúde de diferentes perfis em termos de tamanho, estrutura e serviços produzidos na atenção e cuidado à saúde.