Botafogo-PB e Sousa não entraram em campo neste fim de semana, mas foi neste domingo que ambos conseguiram, de forma antecipada, seus ingressos para seguirem adiante no Campeonato Paraibano após o fim da primeira fase. É que, com o empate sem gols entre São Paulo Crystal e Nacional de Patos no fechamento da rodada #5, Belo e Dinossauro já se garantiram pelo menos entre os seis primeiros, que seguirão brigando pelo título após o fim da fase classificatória.
Vale lembrar que, pelo novo regulamento do estadual, os dois primeiros colocados ao fim da primeira fase avançam direto para as semifinais e que 3º, 4º, 5º e 6º colocados se classificam para uma espécie de repescagem antes das semifinais. Botafogo-PB e Sousa, no momento, são primeiro e segundo colocados, com 11 e 10 pontos respectivamente. O sétimo colocado é o Nacional de Patos, com três pontos, e, como restam apenas mais duas rodadas — ou seja, mais seis pontos em jogo —, o Canário só pode chegar a nove, não conseguindo mais alcançar Belo e Dinossauro.
Assim, o Alvinegro de João Pessoa e o Alviverde de Sousa já estão garantidos, pelo menos, na repescagem. Se quiserem se garantir de forma direta nas semifinais, aí precisam confirmar as posições que ocupam no momento, ambos dentro do G-2.
Classificação após da 5ª rodada
Botafogo-PB – 11 pontos
Sousa – 10 pontos
Campinense – 8 pontos
Treze – 7 pontos
São Paulo Crystal – 6 pontos
Atlético-PB – 5 pontos
Nacional de Patos – 3 pontos
Perilima – 2 pontos
Nas duas últimas rodadas desta primeira fase, o Botafogo-PB tem pela frente Nacional de Patos (no Marizão) e Atlético-PB (no Almeidão). E o Sousa tem como próximos adversários o São Paulo Crystal (no Almeidão) e o Nacional de Patos (no Marizão).
Logo abaixo de Botafogo-PB e Sousa na tabela de classificação, estão o Campinense (com oito pontos) e o Treze (com sete), brigando mais diretamente pelo G-2, e São Paulo Crystal (com seis pontos) e Atlético-PB (com cinco), correndo um pouco mais por fora. Neste momento, o Nacional de Patos está na posição que “não fede, nem cheira”, já que não classifica e não rebaixa, e a Perilima está na lanterna, sendo, neste momento, o mais cotado para cair para a 2ª divisão.
Fonte : G1PB