Após somar 13 jovens com notas acima de 800 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Programa Pré-universitário do IJCPM Recife contabiliza agora os aprovados para o ingresso efetivo nas universidades. Entre os quase dez nomes, uma história se destaca.
Nicole Alves, aos 18 anos, foi aprovada em três instituições públicas – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), e a Universidade de São Paulo (USP) - para formações em Física e Engenharia Elétrica.
Moradora de Brasília Teimosa, sua rotina de estudos foi intensa. “Era aluna do ensino integral, estudei no João Bezerra, no turno que se iniciava às 7h30 e seguia até as 17 horas. À noite, participava das aulas do Pré-universitário do Instituto JCPM para me focar em matérias mais específicas”, comenta ela que, para melhorar o desempenho, usava a hora do recreio para fazer exercícios.
Nicole, como muitos outros jovens que participam do programa do IJCPM, será a primeira da família a ter uma formação do Ensino Superior. Na sua infância, recorda-se do apoio da tia Fabiana, que trabalha com educação, e sempre a estimulou a estudar.
“Nunca imaginei que fosse conseguir”, diz ela.
O Pré-Universitário registrou também boas notas na redação. Mais de dez alunos conseguiram pontuações acima de 800, com quatro deles alcançando entre 900 e 920.
“É muito gratificante ver esses jovens que durante todo o ano enfrentam um cotidiano de muito esforço, estudando no ensino integral ou trabalhando durante o dia e frequentando um curso noturno diário, conseguindo alcançar o objetivo de entrar em uma universidade pública”, destaca a coordenadora de Desenvolvimento Social do IJCPM, Fábia Siqueira.
Gabriela Dário, de 19 anos, é uma das aprovadas em Administração na UFPE e somou 920 na redação. Ela relembra o momento entre o término da pandemia e a retomada total dos estudos presenciais.
“Fiz a prova em 2022 pela segunda vez. A primeira vez do ENEM foi em meio à pandemia e isso refletiu nos estudos. Desta vez, com um pouco mais de tempo (Gabriela é Jovem Aprendiz no Grupo JCPM), pude me dividir entre o treinamento da função de Jovem Aprendiz e os estudos do Pré-universitário já que tinha concluído o Ensino Médio no ano anterior”, comenta.
Enilly França conseguiu vaga em Publicidade e se inspirou na presença forte de grandes marcas na memória dos consumidores para escolher a profissão. “Gosto de ver as estratégias usadas pelas empresas na construção no nome e na disputa do mercado”, pontua ela.
JC