O papa Francisco nomeou neste sábado, 18, o novo bispo de Diocese Santa Luzia de Mossoró. É o religioso Dom Alencar, atual bispo da Diocese de Cajazeiras, cidade do sertão da Paraíba.
Para nomear o sétimo bispo da Diocese de Mossoró, o papa acolheu o pedido de renúncia de dom Mariano Manzana, em razão da aposentadoria.
Dom Mariano apresentou a carta renúncia ao completar 75 anos de vida e 18 anos de mandato de pastor da Diocese de Santa Luzia, no dia 13 de outubro de 2022. O religioso leu a carta após a Oração das Laudes, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus – Centro de Mossoró.
A presidência da Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB) enviou saudação ao novo bispo e agradecimento ao emérito.
Dom Francisco de Sales Alencar é pernambucano da cidade de Araripina, nascido em 17 de abril de 1968. Ele construiu a sua vida religiosa a partir da Ordem dos Freis Carmelitas, no dia 24 de janeiro de 1988, e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995.
O religioso completou seus estudos de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (Insaf), em Olinda/PE, e de Teologia e Filosofia na Milltown, Dublin, capital da Irlanda. Em seguida, obteve uma licenciatura em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum de Roma.
Durante o seu ministério sacerdotal exerceu os seguintes cargos: Formador dos estudantes de filosofia; Reitor da Basílica do Carmo, em Recife; pastor, Conselheiro e Prior Provincial da Província Carmelitana de Pernambuco.
Em 2011, assumiu em Roma, o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto, e, em 2014, assumiu a função de secretário-geral da Ordem do Carmo, e também presidente da Comissão Internacional para a Liturgia e Oração, além de ser membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.
Em junho de 2016, dom Francisco de Sales foi nomeado pelo papa Francisco como bispo de Cajazeiras. E em abril de 2023, foi eleito durante a 60ª AG CNBB, como presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, para o quadriênio de 2023 a 2027. Na gestão anterior, dom Francisco exercia a função de secretário.
Dida Goncalves
defato.com