O cliente recebe uma ligação de um número, aparentemente, oficial do Nubank. Ao atender, ele é surpreendido por uma gravação que informa sobre uma compra que precisa da autorização dele ou, se não for reconhecida, o cancelamento. Ao optar pelo cancelamento, o cliente é direcionado para uma falsa central, onde ele passa a conversar com uma pessoa de verdade, e não mais um robô.
Clientes do Nubank estão relatando serem vítimas de uma nova tentativa de fraude, através da qual os golpistas entram em contato via SMS ou ligação telefônica e alertam supostas compras em cartão e encaminham o consumidor para entrar em contato com falso 0800 do banco onde dados são roubados.
O cliente recebe uma ligação de um número, aparentemente, oficial do Nubank. Ao atender, ele é surpreendido por uma gravação que informa sobre uma compra que precisa da autorização dele ou, se não for reconhecida, o cancelamento. Ao optar pelo cancelamento, o cliente é direcionado para uma falsa central, onde ele passa a conversar com uma pessoa de verdade, e não mais um robô.
Em outros casos relatados por consumidores, o golpe inicia pelo recebimento de uma mensagem de SMS informando sobre compras supostamente realizadas pelo cliente e orientando ao consumidor a ligar para um número de 0800 do banco, caso não confirme a transação. O número, no entanto, é falso e ao fazer contato o cidadão cai no golpe.
Conforme análise realizada pelo Procon dos casos registrados no sistema, o que mais chamou atenção foi o caso de um consumidor que foi vítima do golpeatravés de ligação telefônica, sendo que os golpistas realizaram um empréstimo de R$ 50.750,00, uma transferência via pix de R$ 4.800,00 e outra transferência de R$ 4.600,00.
A orientação do Procon é que os consumidores devem estar cientes de que o banco não entra em contato com clientes solicitando a tomada de medidas como clicar em links, baixar aplicativos ou fazer operações financeiras e muito menos solicitam que os consumidores façam transferências ou pagamentos de boleto.
Em caso de dúvida a respeito de uma ligação ou SMS alegadamente da empresa, o consumidor primeiramente deve entrar em contato com os canais oficiais de atendimento do banco no prazo de 24 horas e, posteriormente, deve procurar o Procon para que o banco seja comunicado sobre o ocorrido e tome as devidas providências.
Conforme Súmula 479 do STJ, as instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.
Além disso, o Código de Defesa do Consumidor em seu Art. 4º trata da Política Nacional das Relações de Consumo, que tem como um dos objetivos o respeito à segurança dos consumidores e, o Art. 6º, Inciso I do mesmo diploma legal elenca como um dos direitos básicos do consumidor a proteção à segurança.
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